Dicas de São Miguel do Gostoso – RN

Ebaaa.. finalmente saiu esse post! Recebi taaantas perguntas e dúvidas sobre esse pequeno paraíso que fui agora em Janeiro que quase não dou conta de responder a todos via instagram. Para facilitar resolvi escrever esse post com tuuudo explicadinho sobre a cidade, com a pousada que fiquei hospedada, os restaurantes que fui, as praias que visitei e etc!

Vou começar falando um pouco sobre essa cidade charmosa e tranquila: São Miguel do Gostoso, que fica a apenas 110Km a norte de Natal-RN e a 1 hora de distância do aeroporto. Possui belas praias desertas de águas mansas e brisa constante. Falando em brisa, Gostoso (como é conhecida) é um dos lugares favoritos dos adeptos ao Kitesurf e ao Windsurf, por sempre ter muito vento e proporcionar horas maravilhosas de velejo! A cidade possui um povo acolhedor e hospitaleiro que te faz se sentir em casa (aaahh… o nordeste 🙂 ). Não vá pra lá esperando encontrar agito, badalação ou bares que funcionem até altas horas da madrugada. Lá a ordem é descansar, curtir o visual e comer beeem!

Já tinha ido a Gostoso há 10 anos e a cidadezinha ainda era muuito rústica, com poucas opções de hospedagem e quase nenhuma de restaurantes com comidas sofisticadas. Então, como vocês podem imaginar, fiquei surpresa e apaixonada por tudo de lá! Então vamos as dicas:

HOSPEDAGEM:

  1. MI SECRETO POUSADA: Na hora de escolher onde ia ficar, fui direto pesquisar sobre ela por ser a mais famosa de SMG e com acesso direto a Praia Ponta de Santo Cristo (a melhor para quem vai andar de kite ou windsurf). Mesmo sendo 1 única diária da segunda para a terça feira, para a minha surpresa, só havia mais 1 quarto disponível. Não quis fechar de imediato porque queria pesquisar um pouco mais sobre as outras opções, pois sabia que tinham várias outras pousadas maravilhosas também pela região. Resumindo: terminei não ficando hospedada nela, e apesar de realmente ser uma EXCELENTE opção, não me arrependo, pois ela estava completamente lotada, sem cadeiras vagas na piscina e com algumas crianças correndo em volta e brincando. NADA CONTRA ELAS, VIU GENTE? Rsrsrs… Até porque estou esperando uma 🙂 Mas queríamos algo mais tranquilo, com mais privacidade e mais romântico, para curtir uns diazinhos a sós com meu marido antes da minha baby chegar. Acredito que a super lotação da pousada se deu por ser altíssima estação, né? Mas continuo recomendando ela para quem tiver interesse em conhecer São Miguel do Gostoso. Abaixo listo os pontos positivos e negativos sobre ela:Piscina de Areia. Mi Secreto. Sao Miguel (RN)pousada-sao-miguel-gostoso000762

PONTOS POSITIVOS:

  • Acesso direto a praia;
  • Restaurante da pousada maravilhoso;
  • Super charmosa e bem cuidada;
  • Bem próxima do centrinho, onde ficam os melhores restaurantes da cidade (mas ainda assim tem que pegar o carro para chegar lá).

PONTOS NEGATIVOS:

  • A piscina não é muito grande e quando a pousada está cheia, fica meio sem cadeiras para deitar;
  • O preço da diária é bem salgado.

2.  POUSADA SPA DOS AMORES: A minha escolhida para a pequena estadia e sem sombra de dúvidas, a minha PREFERIDA! Ganhou meu coração por conseguir me surpreender em pequenos detalhes e cuidados com os hóspedes. Ela fica localizada na Praia de São José, 15 minutos de carro de São Miguel do Gostoso. Possui uma estrutura preparada para receber casais e famílias e ampliou recentemente 4 novos bangalôs com piscina exclusiva. A pousada também possui Chalés Românticos, equipados com banheira de hidromassagem ao ar livre.Todos os chalés são equipados com TV LCD de 32’, frigobar, ar condicionado Split, banho quente e uma cama maravilhooosa de confortável!

FullSizeRenderIMG_5530IMG_6037PONTOS POSITIVOS:

  • Possui alguns bangalôs com uma piscina exclusiva que garante a privacidade do casal que não quiser desfrutar da piscina grande, junto com os outros hóspedes;
  • O café da manhã de todos os quartos é servido na porta, numa mesinha que tem na varanda e NÃO precisa pagar NADA a mais por esse serviço;
  • Na recepção eles indicam uma agência da cidade que aluga quadriciclo para fazer um passeio pelas praias de São Miguel do Gostoso (Da para ir dessa pousada até o centrinho tudo de quadriciclo).

PONTOS NEGATIVOS:

  • Fica um pouco distante do centrinho onde tem todos os restaurantes da cidade, tipo uns 15 a 17 minutos de carro;
  • Como a pousada passou por uma reforma recente, eles ainda não possuem um espaço de restaurante com várias mesas. Apenas algumas no bar (perto da piscina), que serve almoço, jantar e etc! Se a pousada estiver tranquila de hóspedes, não será problema. Mas se estiver lotada, provavelmente você terá que esperar um pouco mais por uma mesa.

E aqui mais algumas fotos do nosso café da manhã servido na porta do nosso chalé:IMG_5926IMG_59143. POUSADA VILLA BOA VISTA: Essa daqui infelizmente não consegui visitar para dar uma opinião pessoal para vocês, mas sempre ouvi muitos elogios a respeito, e pelas fotos que pude conferir no site, deve realmente ser maravilhosa. Segue a descrição do site:

“Construída numa área belíssima, com um jardim exuberante e vista privilegiada da lagoa do cardeiro, a pousada Boa Vista possui um charme particular, com quartos super aconchegantes (sao apenas 9 chalés), café da manhã com vista paradisíaca, piscina com hidromassagem, área relax e espaço de massagem. A Pousada nasceu pensando na natureza, assim todos os chalés foram projetados em maneira que nenhum coqueiro fosse derrubado. Amplas janelas e varandas trazem para dentro das suites os cenários que tornam São Miguel do Gostoso um dos vilarejos de pescadores mais conhecidos do Brasil.”

Como infelizmente nunca fiquei hospedada lá, nem consegui visitar, não vou poder elencar os pontos positivos e negativos dela. Segue a foto:

Home3

GASTRONOMIA:

Essa parte me impressionou bastante em Gostoso, pois a quantidade de novos restaurantes e pratos super bem elaborados não existia quando fui da ultima vez. Como fiquei apenas 1 noite por lá, foi beeem difícil escolher 1 único restaurante para o jantar. Se preparem para enlouquecer com as opções:

1. GENESIS RESTO BAR: Terminei indo em um que todos falavam que não tinha erro, podia ir de olhos fechados. E advinha só? Nos demos mal… Acredito que por ser uma segunda feira (pós um graaande movimento que foi no réveillon), grande parte dos funcionários estavam de folga e a garçonete que atendeu a gente conseguiu errar ou esquecer nossos pedidos 3 VEZES! Oi? Sem falar que assim que chegamos e sentamos eles já foram logo avisando que estava faltando todos os pratos com camarão e peixes do cardápio. Oi de novo? Quase desistimos logo de cara, mas como tooodo mundo falou que não teria erro, resolvemos insistir. Conseguimos pedir um ceviche de entrada:IMG_5884E de prato principal eu fui de atum com crosta de gergelim e molho balsâmico acompanhado de purê de batata doce (sim, mesmo faltando alguns pratos de peixes, o atum ainda estava saindo):IMG_5895E meu marido foi no filé mignon com legumes:IMG_5896Nota da comida: 7 para tudo que foi pedido. Estavam bons, mas naada de outro mundo. Não amei! Definitivamente não voltaria, arriscaria conhecer outros restaurantes que foram muito bem recomendados também e que vou citar aqui. Por fim, gostei muito da decoração do lugar, bem criativa e alegre! Me lembrou até a do restaurante Universal em Brasília. Seguem fotos: IMG_5875IMG_58942. BOROGODÓ: Esse restaurante tinha acabado de ser inaugurado quando chegamos lá, o garçom explicou para gente que é do mesmo dono do Genesis, porém é mais focado em frutos do mar. Achei o cardápio bem legal e a decoração lindíssima. Acho que vale a pena conhecer! Aqui o cardápio e as fotos de lá:IMG_5872IMG_5873

3. MIMA SUSHI BAR: Achei o ambiente bem agradável e a decoração também muito fofa. Acredito que tenha inaugurado recentemente. Então já anotai aí para quando você estiver desejando um sushizinho!IMG_5869FullSizeRender (5)

4. QUINTAL PIZZARIA: Também fica na ruazinha dos restaurantes e pra variar tem uma decoração fofíssima! Bem conhecida por lá, a pizza é feita no forno a lenha, a massa bem fininha e pareceu ser bem gostosa!IMG_5862

5. TUK TUK RESTAURANTE: Esse foi outro que recebi muuitos elogios, mas como não tivemos tempo, resolvemos deixar para conhecer na próxima ida. Ele não fica na ruazinha onde ficam todos os outros restaurantes (rua da xêpa) que citei acima, fica um pouco mais a frente, em uma esquina. Passamos na frente e achamos o lugar bem charmoso, só não sabemos dizer se a comida realmente é tão boa quanto escutei falar. Mas acho que vale MUITO a visita!

GoleGula_Tuk_Tuk_São_Miguel_do_Gostoso_RN_01

6. RESTAURANTE MAR Y BRASA: Esse foi um dos que conseguimos ir para almoçar, que acho que é o horário ideal. Fica localizado dentro da pousada Mi Secreto, todos rústico, de palha, madeira e grama, possui uma vista linda para a Praia Ponta de Santo Cristo. Atmosfera romântica e agradável. A comida estava DELICIOSA, (muito melhor que a do Genesis, que havíamos jantado na noite anterior). O garçom explicou que por ser novo na cidade, ainda não possui muitas opções de pratos, porém estavam todos fresquíssimos e saborosos.FullSizeRender 2

Eu e meu marido pedimos o atum na brasa:IMG_5996IMG_5997

7. Creperia MADAME CHITA: Essa creperia é beeem tradicional, acho que uma das mais antigas de lá. Como já tinha conhecido da outra vez que vim aqui (10 anos atrás) e só teria uma noite para jantar, não fiz questão de voltar lá. Ainda bem, porque depois passeando pela cidade, passamos na frente e vimos que estava fechada. Então já anota a dica: não abre dia de segunda! Mas para quem estiver desejando um crepe ou uma super caipifruta por lá pode ir sem medo. Eles fazem as caipis com uma mistura incrível das mais variadas frutas, até de banana com canela você acha no cardápio, e os crepes são deliciosos, a massa fininha e o local também apesar de rústico, super fofo com uma decoração bem descontraída.Madame-Chita

8. Bar Jack Sparrow: É uma barraca de praia com o pé na areia. Já tinha recebido muitas recomendações de que é legal para ir no final da tarde ficar tomando uns drinques e assistir o pôr do sol. Então fizemos exatamente isso, fomos no final da tarde, mas infelizmente não conseguimos ver nada porque tinham muitas nuvens no céu tapando o sol, mas tomamos algumas caipifrutas (eu sem álcool, claro) e estavam deliciosas. Achei o ambiente bem agradável, não tinha muita gente e o atendimento estava ótimo. Lá também tem vários petiscos deliciosos, não pedimos porque logo depois fomos jantar. GoleGula_Jack_Sparrow_São_Miguel_do_Gostoso_RN_01

Foto que consegui na internet:IMG_6492

O QUE FAZER EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO?

  1. Em primeiríssimo lugar, vou dar a dica de um lugar que tenho MUITA vontade de conhecer e não consegui dessa vez, pois ele só abre de quarta a domingo. 🙁 Mas para quem estiver pela região, se programe para conhecer o TAO PARADISE que é um Day Use onde dá para passar um dia nas águas cristalinas de uma nascente, incluindo um almoço completo em uma palafita na beira do rio. Não é bem em Gostoso, fica a 45 minutos de distância (uns 50 km). Lá não tem disponibilidade de hospedagem, é só para passar o dia mesmo. Mas já vi tantas fotos de lá, que sou apaixonada mesmo sem conhecer. Confiram:CopyIMG-20160130-WA0040 2320
  2. Alugar quadriciclos e sair fazendo um longo passeio e conhecendo todas as praias de São Miguel do Gostoso (Praia de Tourinhos, Praia Ponta do Santo Cristo, Praia do Cardeiro, Praia da Xêpa e outras); Nós três se aventurando:FullSizeRender 3
  3. Comer bem em alguns desses restaurantes que dei as opções acima.
  4. Se aventurar nas escolinhas de kitesurf e Windsurf, como a Dr. Wind que fica ao lado da Pousada Mi Secreto ou a Escola Gostoso. Para os inexperientes, há cursos que duram de uma a 10 horas, sendo estes últimos indicados para iniciantes, com aulas práticas e teóricas.
  5. Relaxar e curtir a sua pousada.

E aí, gostaram das dicas? Alguém de viagem marcada para lá?? Me contem nos comentários que quero saber de tudo!

Beijos!

Helô

Últimos Posts
Comments
  • Responder

    An impressive share! I have just forwarded
    this onto a coworker who has been conducting a little
    homework on this. And he actually ordered me breakfast due to the fact that I found it for him…

    lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!!
    But yeah, thanks for spending some time to discuss this subject here on your site.

Gostou do Post? Então deixe um comentário